quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DNV

O quanto e o que a gente aguenta nessa vida?

Mulher é do caramba, fala sério?
A gente aguenta cada rojão que um time de futebol masculino junto não suporta.
Historicamente falando, a mulher suporta a gravidez (eu mesma tirei de letra), o parto (idem) e a criação de um ser "estranho" que depende 100% dela(suportei 50%, rsrsrsrs), depois de passar pelos dois itens que citei anteriormente.....

"O processo de stress passa por três fases: alerta, resistência e exaustão. A fase de alerta se caracteriza por reações do sistema nervoso simpático, quando o organismo percebe o estressor (o evento). A resistência apresenta-se quando esse estressor permanece presente por períodos prolongados ou se é de grande dimensão. Na fase de exaustão, o stress ultrapassou a possibilidade do indivíduo conviver com ele e está associado a diversos problemas como úlceras, gengivites, psoríase, hipertensão arterial, depressão, ansiedade, labirintite, problemas sexuais, DNVS, dentre outros. Cada fase envolve uma sintomatologia diferenciada que é acompanhada de mudanças hormonais correspondentes (Selye, 1956)."

"O stress que se acumula é indescritível e o cansaço inadministrável!
As pessoas, principalmente as mulheres na faixa etária entre trinta e cinco e cinquenta e cinco anos, apresentam fenômenos ansiosos e depressivos em escala crescentemente assustadora. Eu qualificaria como incidência epidêmica.
Queixas vagas, dores difusas e diferentes escalas de angústias, queda do interesse pela vida, queda da libido, perda da capacidade cognitiva agilizada (raciocínio),diminuição da concentração e de memória, todas ancoradas no "modus operandi" de vida.
Soma-se ao fato a surreal alteração do nosso habitat: dramáticas mudanças climáticas que geram imenso desconforto, excesso de poluentes, trânsio infernal que nos mantem reféns dos atrasos, falta de verde, (em São Paulo, as árvores foram substituídas pelas "gruas" e os pássaros pelas betoneiras!); falta de lazer, e falta de convívio com a própria família.
E o principal: a falta de com quem dividir os encargos múltiplos!
Alguém que divida mais e cobre menos.
Importante lembrar que não basta a presença do homem. Há que se contar com presença atuante e participativa, carinhosa, compreensiva e reconhecedora da nossa luta, embora não esteja eu aqui crucificando a outra parte.
Apenas analiso uma realidade nua e crua, da qual o homem também é testemunha, e muitas vezes solidária vítima.
Cobranças de todos os lados, pressões financeiras, no trabalho e na família..." (Publicado no Recanto das Letras em 21/11/2009
Código do texto: T1935902)


Eu mesma, num certo tempo da minha vida, sofri muito com stress sem me dar conta de que era mesmo stress.... a gente nem percebe e atribui uma série de sintomas ao cotidiano, por exemplo, se está com dor de cabeça há uma semana, é porque está com sinusite ou com enxaqueca por causa da poluição. Se aparece uma labirintite, é por causa da secreção da sinosite, e assim vai.... tudo tem um porquê. Tem mesmo, e na maioria das vezes é só uma sinosite ou a poluição, mas será uqe não tem mais nada por detrás disso?

Só você pode cavocar lá no fundo da alma pra admitir que algo na sua vida não vai bem e só você tem o dom de mudar este quadro, não esperando que seu corpo te denuncie nas "Pequenas Causas"!

Mas o que é o Stress? (Leia a publicação da revista VEJA)

"Crise nervosa – O stress nada mais é do que uma reação natural do organismo a situações desconhecidas. É uma bomba que, quando explode, deixa o corpo todo em alerta. Vêm as crises nervosas. As mãos tremem e suam, o coração dispara, as pupilas dilatam. Algumas vezes, ocorrem surtos passageiros, como os necessários para que um profissional consiga entregar um trabalho no prazo. Em outras, acontece um descompasso entre a adaptação física e psicológica e a importância real da situação. É aí que os surtos se transformam em colapsos emocionais e o stress mostra sua face mais cruel. "A maioria da população estressada encontra-se nessa fase, a da resistência", diz Marilda Lipp. Nesse estágio, continua-se produzindo, mas é comum sentir apatia e irritação, não conseguir se concentrar e ter lapsos de memória."

Portanto, minha amiguinha, cuide-se, tenha uma boa alimentação, pratique atividades físicas e se comprometa com você. De nada adianta dar conta de tudo e de uma hora pra outra pifar! Eu sei que as vezes a gente não vê saida para desestressar, mas uma tarde com as amigas, um chopinho, uma conversa jogada fora, assim como uma noite numa pousadinha tranquila sem computador e sem celular, pode operar milagres na sua vida, e você certamente voltará as suas atividades com maior disposição e com outro astral!

Obs.: DNV= Peripaque ou Piti!

Um comentário:

  1. muito bom, realmente stress acaba com agnt!!
    Vou divulgar seu blog junto com o meu!!
    Beijoss

    ResponderExcluir